Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte alerta para aumento de síndromes gripais no período chuvoso

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) reforça a importância da prevenção e da busca por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O clima mais frio e a permanência em locais fechados durante o período invernal favorecem a propagação das chamadas síndromes gripais — doenças que afetam principalmente o sistema respiratório. Embora se manifestem de forma leve em muitas pessoas, essas doenças podem causar complicações em grupos vulneráveis, como crianças e idosos.

De acordo com Anderson Milfont, médico da família na UBS São José II, entre os sintomas mais comuns dessas síndromes estão: febre, dor no corpo, tosse, irritação na garganta, coriza e sinusite, entre outros.

Nos casos leves, Anderson reforça a importância de procurar as UBS para iniciar o tratamento precocemente. “A unidade de saúde da família é responsável por garantir o primeiro atendimento ao paciente. Uma de suas principais funções é justamente agir antes que a doença se agrave. Quando uma pessoa com sintomas leves procura uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital regional, acaba ocupando o espaço de quem precisa de atendimento mais urgente. Isso pode causar superlotação e aumentar a aglomeração nesses locais”, explica.

Contudo, em casos mais graves — como febre persistente, falta de ar ou piora dos sintomas mesmo após consulta —, a recomendação é procurar uma unidade hospitalar ou ambulatorial do município, como a UPA Lagoa Seca, UPA Limoeiro, Hospital Infantil Maria Amélia ou Hospital e Maternidade São Lucas, para avaliação e cuidados mais específicos.

Importância da prevenção

A prevenção é a principal aliada na redução da circulação de síndromes gripais, especialmente neste período. Medidas básicas, como lavar as mãos com frequência — especialmente com água e sabão —, usar álcool em gel quando não for possível lavá-las, evitar contato com pessoas gripadas ou resfriadas, além de evitar aglomerações e locais fechados, ajudam a reduzir significativamente os riscos de contágio.

Além dessas medidas, manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental. Nesta época do ano, por exemplo, um dos vírus que mais circulam é o da Influenza.

Em Juazeiro do Norte, os imunizantes contra a Influenza estão disponíveis em todas as UBS, no Centro de Dermatologia, no SAME e no Vapt-Vupt, para todos os grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde.

Os grupos prioritários e os documentos necessários para a vacinação contra a Influenza podem ser conferidos por meio do link:

Links

HTTPS://JUAZEIRODONORTE.CE.GOV.BR/INFORMA/30423/JUAZEIRO-DO-NORTE-INICIA-VACINA-O-CONTRA-A-INFLUEN

Redação Verde Vale Redação Verde Vale

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *