A Justiça recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) contra nove servidores e ex-agentes públicos investigados por suposto envolvimento em um esquema de “rachadinha” na Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda.
Os acusados responderão por crimes como peculato, corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação é resultado da operação “Mensalinho Escolar”, deflagrada pelo MPCE em fevereiro de 2025.
Segundo a denúncia, entre os anos de 2021 e 2024, os investigados teriam atuado de forma organizada para desviar recursos públicos por meio da inclusão irregular de gratificações de desempenho e horas extras na folha de pagamento de servidores municipais. Após receberem os valores, os funcionários eram orientados a devolver parte ou a totalidade das quantias, seja em dinheiro ou por transferências bancárias, caracterizando a prática conhecida como “rachadinha”.
De acordo com o Ministério Público, os envolvidos justificavam a devolução dos recursos alegando que os valores seriam destinados à compra de material escolar, produtos de limpeza e serviços de manutenção para as unidades de ensino.
As investigações também apontam que o esquema teria se aproveitado de servidores em situação de maior vulnerabilidade social e econômica, especialmente moradores da zona rural e pessoas com menor grau de instrução, o que teria facilitado a manipulação e o silêncio sobre as irregularidades.
Para embasar a denúncia, a Promotoria de Justiça de Nova Olinda reuniu mais de 50 depoimentos, além de mandados de busca e apreensão, perícias, análises documentais, quebras de sigilo bancário e fiscal, movimentações financeiras e uma colaboração premiada firmada por um dos investigados.
