OPERAÇÃO DA PF NO CEARÁ E PERNAMBUCO DESMANTELA ESQUEMA DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS

A Operação “Rastros Invisíveis” da Polícia Federal foi desencadeada na manhã desta segunda-feira (28/08) com o intuito de reprimir o crime de Tráfico Internacional de Pessoas. Três mandados de busca e apreensão, emitidos pela 12ª Vara da Justiça Federal, estão sendo cumpridos em localidades distintas: Fortaleza/CE, Caucaia/CE e Carpina/PE.

O desenrolar das investigações da PF revelou evidências de um esquema de recrutamento de mulheres no Ceará para fins de prostituição na Itália. Essa rede criminosa está envolvida na exploração sexual das vítimas, incluindo a divulgação em sites italianos, bem como práticas de trabalho forçado, imposição de restrições alimentares, acumulação de dívidas insuperáveis e até mesmo a utilização de armas de fogo pelos suspeitos para coagir as vítimas. As diligências de busca estão ocorrendo nos domicílios dos indivíduos sob investigação. A operação busca determinar as responsabilidades dos envolvidos e identificar outras vítimas que tenham sido vítimas deste esquema ilícito.

As investigações estão em andamento, e as condutas em questão poderiam caracterizar, em tese, a prática de crimes como tráfico internacional de pessoas, favorecimento à prostituição e rufianismo, acarretando penas de até 25 anos de prisão. Isso sem mencionar a possibilidade de desvelar outros crimes mais graves à medida que se analisa o material apreendido. O nome da operação foi escolhido a partir de um trecho da representação policial apresentada à Justiça, descrevendo as medidas restritivas que foram solicitadas.

Crédito de imagem: Thiago Paiva/O Povo

João Batista

Repórter e Apresentador

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *