Fortalecendo e ampliando as políticas públicas para as mulheres cearenses, a Secretaria das Mulheres do Ceará realiza, nesta quinta-feira (11), a 3ª rodada de assinaturas do termo de adesão ao Programa Ceará por Elas. Desta vez, gestores dos novos municípios farão adesão ao programa, que já conta a pactuação de 53 cidades. O evento conta com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, e ocorre na sede da Secretaria das Mulheres em Fortaleza. Elmano de Freitas defendeu:
“Cada situação [de violência], de sofrimento das mulheres, muitas vezes combinado ao sofrimento de seus filhos, demonstra o tamanho do desafio que temos. Somos de uma geração na qual fomos criados com o mantra que em determinado tipo de briga não se mete a colher. Nós não vamos meter a colher. Vamos meter apoio, Ministério Público, Polícia, o que for preciso para garantir a segurança e o protagonismo dessas mulheres. Precisamos fazer um trabalho muito intenso de prevenção, incluindo cultura e educação”, pontuou.
Iniciativa pioneira, o programa é desenvolvido por intermédio de articulação entre Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, e os municípios. O Ceará por Elas está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.
Em contrapartida às iniciativas sugeridas, o Estado entrega viaturas da Patrulha Maria da Penha, kits Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além de ofertar capacitação aos profissionais dos municípios, realizar consultorias, dentre outras.
Assinatura do termo de adesão ao Programa Ceará por Elas
Data: 11 de janeiro (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Secretaria das Mulheres (Av. Barão de Studart, 598, Meireles – Fortaleza – CE)
Fonte: GOV do Ceará