A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada hoje aponta que o Ceará segue liderando com a menor taxa de desemprego no Nordeste. A taxa caiu de 9,6% para 8,6% da força de trabalho no estado.
No 2º trimestre de 2023, a taxa de ocupação cresceu 1,0 ponto percentual em comparação ao trimestre anterior, chegando a 47,6%. O Ceará é o único estado do país que apresentou aumento, enquanto os demais mantiveram estabilidade. A população ocupada atingiu 3,5 milhões.
O secretário do Trabalho (SET), Vladyson Viana, destaca os avanços na atração de empresas e investimentos públicos no Ceará. “Estamos satisfeitos com o resultado. O Ceará continua abaixo da média nacional e nordestina, refletindo o impacto positivo das iniciativas para atrair empreendimentos e manter investimentos públicos”, afirma Viana.
Os setores de administração pública, educação, saúde, alojamento, alimentação, construção, transporte e outros serviços lideraram a criação de empregos no Ceará no segundo trimestre de 2023. O rendimento médio real dos trabalhadores também teve um aumento, chegando a R$ 2.000 por mês.
Fonte: Ascom SET / Ceara.gov.br