O escritor cearense Stênio Gardel, que nasceu em Limoeiro do Norte, um município no Vale do Jaguaribe, está competindo na semifinal do National Book Award, na categoria “Tradução”, com seu primeiro romance “A palavra que resta”, lançado em 2021. Este prêmio internacional é um dos mais importantes na literatura.
O livro tem uma história tocante, contando a vida de Raimundo, um homem analfabeto, que enfrenta conflitos familiares e esconde sua sexualidade. Ele teve um amor secreto quando era jovem e, cinquenta anos depois, decide aprender a ler e escrever para poder ler uma carta do seu amado da juventude, Cícero.
“A palavra que resta” foi publicada pela Companhia das Letras e também foi finalista na categoria “Romance Literário” na 64ª edição do Prêmio Jabuti, um prestigiado prêmio literário brasileiro. Além disso, segundo informações do O POVO, o livro será adaptado para o cinema pela Prodigo Films.
A tradução do livro para o inglês foi realizada por Bruna Dantas Lobato. Os cinco finalistas serão anunciados no dia 3 de outubro, e os vencedores serão revelados em 15 de novembro. O prêmio total é de US$ 10 mil, que será dividido entre o autor e o tradutor.