Esta semana, o Brasil será atingido por um calor intenso, surpreendendo o inverno. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), prevê altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade em grande parte do país, especialmente no interior do Nordeste e áreas centrais.
De acordo com o Inmet, até a próxima segunda-feira (28), uma massa de ar quente e seco dominará a Região Centro-Oeste, mantendo o tempo estável e sem chuvas. Além disso, a umidade relativa do ar permanecerá baixa, podendo ficar abaixo de 20% em estados como Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.
A previsão para o Nordeste também é de tempo seco e falta de chuvas, com umidade baixa, principalmente em áreas do Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e o interior nordestino.
No Sudeste, o clima seco persistirá, especialmente no oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais. Neste último, a umidade relativa do ar poderá ser inferior a 30% até sexta-feira (25).
No oeste da Região Sul, especialmente no Paraná, o tempo permanecerá seco e sem chuvas por grande parte da semana. Na Região Norte, estados como Pará, Amapá e Tocantins também experimentarão um clima seco, sem chuvas previstas.