O Centro de Controle de Zoonoses de Juazeiro do Norte, conhecido como CCZ, tem cães e gatos que estão à procura de um novo lar. Esses animais, que sofreram com abandono ou maus-tratos, agora estão prontos para serem adotados. Ao todo, são 6 cachorros, sendo 1 macho e 5 fêmeas, e 5 gatos, sendo 4 fêmeas e 1 macho. Para adotar, você precisa ter pelo menos 18 anos, apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um termo de compromisso para cuidar responsavelmente do animal.
Segundo Karoliny Feitosa, médica veterinária do CCZ, todos esses animais são amigáveis, afetuosos e adoram brincar. “Apesar de terem desconfiança inicialmente devido às experiências passadas, eles recuperam a confiança rapidamente aqui”, explica.
Além de cuidar dos animais, a equipe do CCZ carinhosamente dá nomes aos pets. Entre os cães, temos o Golias, um vira-lata de 4 anos; Gisele, uma labrador com características diversas; Pink, um vira-lata de 3 anos; Judite, uma vira-lata de 2 anos; Felipa, com 1 ano e meio; e Leidinha, outra vira-lata de 3 anos. Os gatos ainda não têm nomes definidos, pois a ideia é que os novos tutores escolham.
Se você deseja adotar um desses animais, basta visitar o Centro, que está localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha, S/N – Lagoa Seca. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Vale ressaltar que, embora o CCZ cuide dos animais, sua principal função é controlar doenças transmitidas por animais, promovendo a saúde pública e o bem-estar tanto da população quanto dos animais. Não é um abrigo ou uma clínica veterinária.