As chamas do fogo se espalharam pela Serra do Catolé, onde está localizado o monumento em homenagem ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Na noite desta terça-feira, o fogo se aproximou da estátua, do Restaurante Mirante, das torres de transmissão de rádio e TV e de várias residências. As chamas se propagaram rapidamente devido aos ventos fortes, à vegetação seca e à baixa umidade do ar. Infelizmente, as condições desfavoráveis dificultaram a ação dos bombeiros, pois o fogo atingiu áreas de difícil acesso.
Esse tipo de incêndio tem se tornado comum nesta época do ano, principalmente naquela localidade, destruindo a vegetação, ameaçando animais silvestres e colocando em risco as casas dos moradores da região. O incidente foi testemunhado por milhares de romeiros que visitam Juazeiro durante a festa em homenagem à Nossa Senhora das Dores, a padroeira do município.
Uma situação semelhante, que causou grande preocupação, ocorreu em 25 de julho de 2021, na Serra do Horto. Naquela ocasião, as primeiras imagens foram registradas por clientes do Restaurante Mirante do Horto, que estavam desfrutando de suas refeições enquanto apreciavam a vista panorâmica de Juazeiro. O incêndio começou praticamente ao lado do restaurante e se espalhou rapidamente devido aos ventos fortes. O restaurante sofreu danos, incluindo colunas com luminárias e barras de proteção atingidas pelas chamas.