Na quinta-feira, dia 10, em Juazeiro do Norte, uma égua, vítima de abandono, foi resgatada após passar horas sob o intenso sol em um terreno no bairro São José. O animal encontrava-se em estado de subnutrição e exibia claras marcas de maus-tratos.
As imagens que circulam pela internet revelam a lamentável condição da égua, evidenciando sinais alarmantes de subnutrição e maus-tratos, incluindo agressões, privação de alimentação e água, além de ser explorada para tração de carroça. Até o momento, o responsável pelo abandono não foi identificado.
De acordo com informações fornecidas pela prefeitura, a égua foi conduzida por um veículo do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Metropolitana até o Hospital Veterinário da Unileão. Ali, receberá tratamento especializado após submeter-se a exames minuciosos.
A administração municipal assegura o comprometimento em identificar e responsabilizar o indivíduo responsável pelo abandono, caracterizado como crime ambiental. O responsável estará sujeito às devidas medidas legais, sendo enquadrado nos termos da Lei Federal 9.605/98, que aborda negligência e abandono, com todas as consequências legais cabíveis.
![](https://tvverdevale.com.br/wp-content/uploads/2023/08/EGUA-DESNUTRIDA-300x163.png)